Atividade Física na Gestação


Existem algumas condições gestacionais adversas específicas para as quais os obstetras recomendam repouso ou limitação de atividade física, mas na ausência dessas condições, a recomendação é o oposto: gestantes devem ser encorajadas à pratica de alguma atividade moderada para a sua individualidade, segura e supervisionada, mesmo antes do 2° trimestre, ou seja, desde o início da gestação e até o final dela.


O que se tem visto (muito) é a precaução médica de não fazer nenhuma atividade física por todo o 1° trimestre gestacional sem nenhuma indicação para isso, apenas um medo sem base científica. Esse medo infundado também vem da parte da mulher, sem saber que na verdade, os exercícios trazem benefícios importantes à gestação e ao bebê.


Esses benefícios já foram amplamente estudados e documentados em revistas científicas de obstetrícia. Ao contrário, existem muitas razões para se exercitar:


Um estudo que saiu no Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology em 2017, aponta resultado de maturação cerebral superior em recém-nascidos cujas mães se exercitavam regularmente na gestação. O cérebro desses bebês têm a região associada à discriminação de sons e memória auditiva mais ativada.


Outro publicado em 2019 pelo Journal International of Obesity constatou um perfil lipídico mais adequado em gestantes que praticavam 50 min de atividade física 3x/semana, quando comparado com gestantes sedentárias.


Lipídios = gorduras, ou seja, o equilíbrio bioquímico adequado entre as diversas moléculas de gorduras - triglicérides, LDL, HDL - era mais favorável nas mães ativas, o que significa menores riscos gestacionais e mais saúde.


Nos bebês filhos das Mães ativas, a circunferência do crânio era maior e a abdominal normal, o que associam à maior potencial cognitivo para essas crianças futuramente. Isso alinha com o 1° estudo.


Percebam que os benefícios de você incluir a atividade física nesse período vão muito além de equilíbrio de peso! Têm a ver com a manutenção da SUA saúde na gestação (diminuindo seus riscos para inúmeras intercorrências gestacionais) e com enormes benefícios ao desenvolvimento e saúde do bebê!


Se vc pode, está na hora de não postergar mais!

4 visualizações
CONTATO

CENTRO POMERANO  DE REABILITAÇÃO

Rua Hermann Miertshink, 390

Santa Maria de Jetibá-ES

CLINICA SAÚDE PLENA

Rua Ricardo Loureiro, 19 - Vila Anita

Santa Teresa-ES

27 99943-0814

nlucianna@hotmail.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Contate-nos