Conexão SOP x Intestino

A resistência e a inflamação à insulina são os principais impulsionadores da SOP, mas o que está contribuindo para a inflamação?
Existem diversos estudos sobre a síndrome do ovário policístico e o intestino, especialmente as bactérias intestinais, o que eu acho que é um dos principais fatores de inflamação na síndrome.
O que a ciência diz:
A inflamação sistêmica crônica de baixo grau que ocorre na SOP é provavelmente conectada ao microbioma intestinal e à integridade do revestimento intestinal.
Os sintomas da SOP melhoram com a exposição a bactérias saudáveis no intestino.
Aqueles com SOP têm uma diversidade menor de bactérias intestinais.
Pacientes com SOP aumentaram marcadores de intestino com vazamento como o LPS - que ativa o sistema imunológico e pode levar a inflamação crônica.
Certos tipos de bactérias aumentam naqueles com SOP e estão associados a sintomas de andrógenos e resistência à insulina. Enquanto outros tipos de bactérias protetoras (como a Akkermansia) diminuíram.
O que pacientes com SOP podem fazer a respeito:
Comer uma dieta rica em fibras (muitos vegetais e frutas) para dar ao seu intestino os prebióticos necessários para permitir o crescimento de boas bactérias.
Faça exames de fezes. Testes baseados em DNA, mostra bactérias boas / ruins, bactérias oportunistas / parasitas / patógenos / leveduras, mas também fornece uma boa imagem de como é a digestão e a inflamação.
Quando você realmente consegue ver o que está acontecendo no intestino, pode erradicar qualquer estressor (parasita / patógeno), repovoar e realmente trabalhar na cura. Teste, não adivinhe!