Dermatite Atópica




É um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. É uma doença crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas.


A associação com a nutrição é maravilhosa pois a pele das pessoas acometidas pela alergia, geralmente tem deficiência de ômega-3 e GLA, que são ácidos graxos essenciais. Então, o uso de ômega-3, óleo de prímula tópico e oral ajudam muito a reduzir a incidência.


Além disso, é preciso investigar os possíveis alimentos que podem piorar o processo inflamatório. Note que aqui estou falando de alergia tardia a alguns alimentos e não alergia imediata em si. Mesmo em exames comuns de alergia, é preciso investigar também a alegria tardia ou sensibilidade.


Na minha prática clínica eu não fico enchendo o paciente de exames, mas faço uma avaliação com ele dos sintomas e vamos elaborar um plano junto.


Além disso, diversos estudos tem associado o intestino e a parte das emoções com o surgimento. Sempre digo que jamais podemos esquecer da relação do nosso 2o cérebro com tudo o que aparece no nosso corpo. Isso devido ao aparecimento do processo inflamatório no intestino que culmina em extravasamento para o corpo e assim causando lesões na pele.


E ainda, a falta de probióticos adequados na pele, favorecem o crescimento de bactérias ruins como a Staphylococcus aureus que pioram o quadro.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo