Dieta SII


Uma dieta que vem sendo muito estudada para o manejo da síndrome do intestino irritável (SII) é o protocolo que exclui alguns tipos de carboidratos mais fermentáveis (FODMAP – restrição na ingestão de oligo, di e monossacarídeos, além de polióis fermentáveis).

Esses alimentos, quando não adequadamente digeridos e absorvidos, sofrem fermentação pela nossa flora bacteriana intestinal causando sintomas como má digestão, inchaço e dor abdominal, flatulência excessiva, urgência evacuatória e fezes mal formadas, especialmente nos casos da Síndrome do Intestino Irritável.

Informações importantes:


1. É preciso reconhecer os alimentos que são naturalmente ricos em FODMAPS: como as leguminosas, alho, cebola, aspargos, maçã, manga, melancia, leite e derivados, massas, mel, cenoura, beterraba, entre outros.


2. É necessário estar atento à lista de ingredientes dos alimentos industrializados, pois a presença de xarope de milho, agave, frutose, xilitol, manitol, sorbitol, etc., também podem causar problemas.


3. É válido lembrar que os sintomas variam de uma pessoa para outras, devendo-se estar atento para identificar quais alimentos estão mais associados aos sintomas de má digestão.


4. O grau de redução ou o tempo de eliminação desses alimentos na dieta irá depender do quadro clínico e estado de saúde do indivíduo.


5. É fundamental que durante o período de exclusão seja feita uma adequada recuperação da flora bacteriana intestinal e do processo digestivo, por isso procure um profissional capacitado para o adequado tratamento!


Referencia: Eswaran SL, et al. A randomized controlled trial comparing the low FODMAP Diet vc. Modified NICE Guidelines in US Adults with IBS – D. Am J Gastroenterol.

0 visualização
CONTATO

CENTRO POMERANO  DE REABILITAÇÃO

Rua Hermann Miertshink, 390

Santa Maria de Jetibá-ES

CLINICA SAÚDE PLENA

Rua Ricardo Loureiro, 19 - Vila Anita

Santa Teresa-ES

27 99943-0814

nlucianna@hotmail.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Contate-nos