Durante a gravidez você não precisa comer "por dois"


Durante a gravidez você não precisa comer "por dois". O que deve ser em dobro são os cuidados com a qualidade do que você come, não a quantidade!


As gravidinhas devem escolher cardápios nutritivos e ricos em vitaminas e minerais. Além disso, é importante ingerir alimentos que fornecem energia.


Algumas suplementações também são recomendadas, pois durante a gestação alguns nutrientes são essenciais para a saúde da mãe e do bebê, por isso é importante o acompanhamento.


Proteínas

Promovem o crescimento do útero, placenta, mamas e do desenvolvimento dos tecidos do bebê. Encontrada no peito de frango, carnes, peixes, e para as mamães veganas quinoa, amaranto, feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, leite e derivados ( mas atenção pela individualidade)


Ferro

Importante para a formação dos glóbulos vermelhos, na gestação a necessidade de ferro é ainda maior. Presente em ovos, coxa de frango, carne bovina, lentilha, ora pro nobis


Vitaminas

É necessária uma ingestão maior de vitaminas, porém o acompanhamento da nutri é essencial, pois algumas vitaminas como A e D em excesso, por exemplo, podem prejudicar o bebê.


A dose de vitamina C recomendada é maior que a normal, pois ela ajuda na absorção de ferro e cálcio. Encontrada em frutas e vegetais como morango, laranja, pimentão, brócolis e outros.


As vitaminas do completo B (principalmente B6 e B12) também são muito importantes, pois ajudam na absorção dos nutrientes, além de auxiliarem no desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso. São encontradas em vários alimentos, desde frutas até peixes e carnes.


Cálcio

Importante desde o início da gravidez, é essencial nos últimos meses, pois ajuda a desenvolver dentes e ossos do bebê. É encontrado na sardinha assada, iogurte natural, queijo tipo ricota.


Fibras

Indicadas para a prevenção da prisão de ventre, muito comum na gestação. São encontradas nos legumes, cereais integrais, entre outros.


Evite

Carne malcozida ou crua

Peixe cru

Ovo cru

Alimentos industrializados

Fígado

Leite não-pasteurizado

Queijos moles

Bebidas alcoólicas

Cafeína (café, chá, cacau, refrigerante a base de cola)

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