Importância do sono para saúde e emagrecimento



Você acorda cedo, treina, faz a dieta, mas ao mesmo tempo tem uma vida estressante e uma qualidade de sono péssima? Então fique atento, pois a privação do sono pode te trazer grandes prejuízos.


O sono é um importante modulador da função neuroendócrina. A privação do sono pode contribuir para a redução da tolerância a glicose, levando ao quadro de resistência insulínica e diabetes. Estudos mostram que este deficit crônico de sono pode aumentar os níveis de cortisol noturno, além de aumentar a grelina (hormônio responsável pela sensação de fome) e reduzir leptina (hormônio responsável pela saciedade), aumentando a fome ao longo do dia.


O sono é um processo restaurador do cérebro, mas não só do cérebro, é importante para a saúde de todo o corpo, inclusive para emagrecimento e aumento de massa muscular. Indivíduos que dormem pouco tem maior chance de se tornarem obesos e desenvolverem alterações cardiometabólicas.


Quando começa a escurecer, por volta das 20h00, nosso organismo aumenta a produção de melatonina. Porém nos dias de hoje, com a luz artificial e as atividades noturnas, nós começamos a bagunçar todo esse ciclo. Mais horas acordadas, mais atividades e maior chance de comer alimentos no horário onde fisiologicamente não deveríamos estar comendo.


A alimentação representa um grande sincronizador de relógios circadianos periféricos, que foram encontrados em praticamente todos os tecidos. Se alimentar muito tarde pode levar à dessincronização entre relógios circadianos e periféricos centrais, aumentando o risco de síndrome metabólica e obesidade.


Minha dica de hoje é: Quer ter saúde e emagrecer? Garanta boas horas de sono e jante o mais cedo possível !

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