Passei mal no começo do meu treino!


É muito corriqueiro ver pessoas passando mal na academia quando estão exercitando-se. Por que isto é tão comum?!


O erro mais comum é a alimentação errada, a maioria das pessoas alimenta-se muito mal antes da prática da atividade física. Muitas estão em dieta para emagrecimento e deixam de se alimentar e outras fazem escolhas erradas, principalmente de carboidratos.


Estes dias escutei uma pessoa dizendo que estava com sensação de desmaio, teve que se sentar na mesma hora para não cair e aí ela me disse que tinha consumido um sachê de carboidrato em gel, isto era por volta de 18:20. Perguntei a ela como tinha sido sua alimentação antes deste sachê e ela me respondeu que tinha apenas almoçado por volta das 12hs. É claro que ela passaria mal, por que isto acontece?


Neste caso que citei, a glicemia da pessoa já estava baixa, por falta de uma alimentação mais completa pós almoço. A isso somou a questão de que, quando consumimos carboidratos de rápida digestão, como no caso do carboidrato em gel, provocamos picos de glicose no sangue, o que ocasiona uma descarga alta de insulina pelo nosso pâncreas para que todo este excesso de açúcar no sangue seja enviado para os tecidos, principalmente o tecido muscular, porque você está se exercitando. Ao mesmo tempo, a atividade física por si só, também faz com que este açúcar no sangue seja deslocado mais rapidamente, porque seus músculos estão precisando de energia para executar a atividade, ou seja, é duplamente mais rápida a saída do açúcar no sangue, o que causa a famosa hipoglicemia! A hipoglicemia deixa você tonto e com sinais de fraqueza, impossibilitando que vc continue o que estava fazendo e, muitas vezes, provocando desmaios, sendo extremamente perigosa. Já pensou se vc está correndo na esteira e isto acontece?


Para evitarmos este tipo de situação, o melhor a fazer é não negligenciar nenhuma refeição que anteceda o seu treino. A escolha de carboidratos é muito importante também. Não considero frutas isoladas a melhor escolha de carboidratos no pré-treino, porque o esvaziamento gástrico das frutas é mais lento e seu metabolismo também, não fornecendo energia de forma tão eficiente. Prefira arroz integral, tubérculos como batata doce, mandioca, batata baroa, massas integrais, pão integral, aveia, granola e combine este carboidrato com uma boa fonte de proteínas como carnes e ovos e leite e derivados.


Lembre-se: Todas as refeições do seu dia são muito importantes, mas a que antecede seu treino torna-se a mais importante para o seu bom desempenho.

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