Saiba mais sobre encometriose


Doença cada dia mais prevalente, a endometriose pode gerar grandes problemas para as mulheres e prejudicar muito sua qualidade de vida.


Doença de etiologia multifatorial, relacionada a alta produção de estradiol, contato com excesso de metais pesados, poluentes ambientais, xenobióticos, também pode ter influencia hereditária.


Nestes casos, devemos trabalhar sempre com a detoxificação da paciente, excluindo ao máximo indistrializados e priorizando alimentos naturais, coloridos, orgânicos, ricos em antioxidantes e fitoquimicos.


É uma doença inflamatória e tem como principal sintoma, cólicas intensas, portanto procure um bom médico para uma avaliação mais a fundo. Muitas vezes, a descoberta da doença acontece apenas após muitos anos, quando já está mais avançada e comprometendo outros órgãos.


A alimentação pode contribuir muito para o controle da doença, portanto o acompanhamento nutricional é fundamental. Tratar o intestino é ponto crucial, ter uma alimentação com carater anti-inflamatória também. Em pacientes em crise, é importante excluir por 6 meses os principais alimentos com carater alergênico como trigo, leites e derivados, soja, açúcar, amendoim, ovos, cítricos e frutos do mar, sempre considerando a individualidade de cada paciente. A dieta baixa em FODMAP também pode ser interessante.


Utilização de suplementos como probióticos, enzimas digestivas, prebioticos, fitoterápicos com ação anti-inflamatória são estratégias legais.


Mudar o ESTILO DE VIDA é fundamental para controle da doença, garantir o sono fisiológico de qualidade, praticar atividade física, manter alimentação com carater anti-inflamatório, orgânica rica em compostos bioativos, além de excluir xenobióticos não apenas da alimentação, mas também dos cremes, maquiagens, desodorantes, produtos de limpeza. Procure sempre por produtos de higiene e de limpeza mais naturais.


Um bom médico ginecologista que fará todo o tratamento medicamentoso, em conjunto com acompanhamento nutricional e mudanças de estilo de vida é o caminho certo para o controle da endometriose.

0 visualização
CONTATO

CENTRO POMERANO  DE REABILITAÇÃO

Rua Hermann Miertshink, 390

Santa Maria de Jetibá-ES

CLINICA SAÚDE PLENA

Rua Ricardo Loureiro, 19 - Vila Anita

Santa Teresa-ES

27 99943-0814

nlucianna@hotmail.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Contate-nos