Vitamina D vs. Depressão durante a gestação e no pós-parto




A depressão é uma das condições neurológicas que mais afeta mulheres durante a gestação e no pós-parto, devido às mudanças físicas e fisiológicas que ocorrem durante esta fase. O adequado aporte de nutrientes pode auxiliar na redução do risco de depressão durante estes momentos. Neste contexto, a vitamina D tem sido relatada por ser importante para as estruturas do sistema nervoso central e por modular neurotransmissores que estão envolvidos nesta patogênese. ⠀


Foi realizada uma análise com 105 mulheres gestantes apontou que o risco de sintomas depressivos durante a gestação é aumentado em mulheres que apresentaram baixos níveis plasmáticos de vitamina D, em associação ao histórico de problemas de depressão durante a vida.

Para mostrar a importância da adequação de vitamina D em gestantes, um estudo randomizado, realizado com 169 mulheres, mostrou que a suplementação de vitamina D promoveu redução significativa de sintomas depressivos nas últimas semanas do terceiro trimestre, em comparação às primeiras semanas deste período.

Além da exposição solar, a vitamina D pode ser adquirida por alimentos fontes, como peixes e ovos. Desta forma, a adequação nos níveis de vitamina D através do consumo de fontes alimentares – ou suplementação quando necessária - pode ser uma estratégia para reduzir o risco de depressão durante a gestação, aumentando a qualidade de vida das gestantes. Converse com seu nutricionista ou médico sobre isso.

9 visualizações
CONTATO

CENTRO POMERANO  DE REABILITAÇÃO

Rua Hermann Miertshink, 390

Santa Maria de Jetibá-ES

CLINICA SAÚDE PLENA

Rua Ricardo Loureiro, 19 - Vila Anita

Santa Teresa-ES

27 99943-0814

nlucianna@hotmail.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Contate-nos