Você sabe o que é Fibromialgia?


Trata-se de uma doença crônica que afeta diversas regiões do corpo, principalmente tendões e articulações. Os especialistas ainda não sabem ao certo qual a causa específica, porém, tudo indica que seu aparecimento pode estar relacionado com desequilíbrios hormonais, como níveis baixos de serotonina, além de tensão e estresse. A prevalência de fibromialgia em mulheres entre os 35 e 50 anos é bem maior, no entanto também pode surgir na fase da adolescência.


Os sintomas da doença variam de pessoa para pessoa e incluem alterações no sono, fadiga, cansaço, indisposição, irritabilidade, alteração de memória e edema. Algumas pessoas se queixam de dor constante. É preciso que pelo menos 11 pontos do corpo (de origem muscular) estejam acometidos para que o diagnóstico seja fechado, não existindo exames laboratoriais específicos para auxiliar nesses casos.


O tratamento deve ser feito por uma equipe multiprofissional incluindo sessões de massagens, acupuntura, atividade física, e medicamentos para alguns casos.


Uma dica importante quanto à alimentação, é consumir alimentos ricos em triptofano, vitamina E, magnésio, cálcio e manganês, que contribuem para o alívio dos sintomas.


Caso tenha dúvidas, procure um profissional qualificado para te orientar de maneira adequada.

9 visualizações
CONTATO

CENTRO POMERANO  DE REABILITAÇÃO

Rua Hermann Miertshink, 390

Santa Maria de Jetibá-ES

CLINICA SAÚDE PLENA

Rua Ricardo Loureiro, 19 - Vila Anita

Santa Teresa-ES

27 99943-0814

nlucianna@hotmail.com

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Contate-nos